Solenidade: 15ºBPM de Rolândia comemora o dia do patrono

A cerimônia teve início as 09h30 

Nesta quarta-feira (17), foi realizada na sede do 15ºBPM, uma solenidade alusiva ao Dia do Patrono da Polícia Militar do Parana - coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. Autoridades Militares, Políticas, Civis e pessoas da comunidade, além dos convidados prestigiaram o evento. Os policiais que se destacaram no exercício de suas funções, foram agraciados com as medalhas de mérito e certificados de elogios.



Após a solenidade, a Guarda Municipal (GM), de Arapongas e Policiais Militares do CANIL, realizaram uma simulação de abordagem, utilizando um cão policial, adestrado pelo Cabo Paulo da 7ª CIA independente.

Quem é coronel sarmento? :  Joaquim Antonio de Moraes Sarmento ingressou na Polícia Militar do Paraná, no dia 29 de junho de 1907, com 25 anos de idade, no então regimento de segurança. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias do Paraná e durante esse tempo, recebeu muitas condecorações, dentre as quais se destaca a "Medalha de Serviços Militares", por ter tomado parte na "campanha do Contestado", destacando-se com bravura na "Batalha do Irani", em 22 de outubro de 1912. Na ocasião, enfrentou os jagunços do falso monge "José Maria", recebendo um profundo ferimento no olho direito e tendo sobrevivido, na tentativa de salvar seu comandante, "Coronel João Guarberto". 

O coronel sarmento foi instituído como Patrono da PMPR, no ano de 1968, e a ele são rendidas homenagens anualmente, no dia 17 de maio, data de seu aniversário. 






















POLICIAL 2295159156176145405

Postar um comentário

emo-but-icon

item
auto