Educação e Saúde sofrem vandalismo em Rolândia

Equipamentos públicos das áreas de Educação e Saúde foram vítimas de atos de vandalismo em Rolândia. A Escola Municipal Vitório Franklin, localizada no Centro da cidade, sofreu três arrombamentos em pouco mais de uma semana.

Carros que servem ao Programa Saúde da Família (PSF) também sofreram ações de vândalos nos últimos dias.

Na madrugada de domingo 14 para segunda-feira 15 de setembro, quatro extintores foram arrancados e tiveram o conteúdo descarregado no chão e nas paredes do pátio da “Vitório Franklin” – o local havia sido pintado na sexta-feira anterior. Foi necessário pintar o piso novamente e, ainda, as paredes. Não se sabe se foi obra de uma ou mais pessoas.

Uma semana depois, na madrugada de domingo 21 para segunda 22, vândalos arrebentaram a porta da cozinha e pegaram refrigerante, achocolatado e leite em pó. Partiram para a sala da coordenação, onde também tentaram arrombar a porta. No final, abandonaram os alimentos ali, provavelmente por conta do alarme disparado.

Menos de 24 horas, às 21 horas desta segunda-feira dia 23, foi arrombada a mesma porta que já havia sido reparada e, quando partiram para arrombar outra porta que dá acesso à cozinha, alguém se feriu com o alumínio retorcido – ao chegar para trabalhar na manhã desta terça, a direção da escola encontrou uma poça de sangue.

O ferimento, por enquanto, é um dos poucos indícios com que a Polícia Militar trabalha para investigar a autoria dos vandalismos – todas as ocorrências foram notificadas. Na madrugada do dia 20 para o dia 21, houve tentativa de arrombamento na cozinha da Escola Municipal Monteiro Lobato, no Jardim Santiago.

“É estranho”, afirma a secretária de Educação do município, Rosane Benazzi. “Fazia tempo que não tínhamos problemas assim. Antes, era algo pontual. É triste, porque acabo tendo de gastar em reparos os recursos que estavam programados para melhorias no piso do pátio e da quadra de esportes”, ela acrescenta, se referindo aos estragos na “Vitório Franklin”.

Carros da Saúde


Nas últimas semanas, o vandalismo atacou também carros do PSF que estavam estacionados no pátio das Unidades Básicas de Saúde dos jardins Nobre e Santiago. Em um dos casos, alguém pisoteou o teto do carro e ainda jogou massa de construção. No outro, o prejuízo foi maior: furtaram as quatro rodas e o estepe, além da bateria. Os veículos estão sendo reparados. “O prejuízo se refletiu também no atendimento”, diz a secretária municipal de Saúde, Giseli Freitas. “Enquanto os carros não ficam prontos, as visitas dos agentes de saúde ficam comprometidas.”

Fonte: Jornal Manchete do Povo

Notícias de Rolândia 502692539235017904

Postar um comentário

emo-but-icon

item
auto