Área central de Rolândia se torna ponto de tráfico, assalto e usuários de drogas


Retrato do abandono, o entorno da histórica Estação de Trem de Rolândia está tomado por viciados, traficantes e assaltantes em pleno centro da cidade


Na região que deveria ser o cartão postal de Rolândia, próximo à rodoviária e à Estátua Roland, e final da Avenida Dos Expedicionários, está em total abandono e tomada por criminosos que assombram a população que passa pelo local diariamente.


Naquele local seria construído o Centro Histórico e feita a restauração da Estação de Trem, além de abrigar a reconstrução do saguão do Hotel Rolândia. A obra iniciou em setembro de 2011, mas depois de dois anos nada aconteceu. Cobrada em janeiro de 2013 a prefeitura explicou que a empreiteira Plainpar, de Curitiba, ganhadora da licitação, estaria tendo dificuldades para cumprir com as metas de execução, e que a CAIXA Econômica Federal só repassava os valores depois de cumpridas tais metas, por isso a obra estaria sendo concluída aos poucos.

Em julho do mesmo ano a obra continuava parada e a redação procurou novamente a prefeitura quando o então secretário de Planejamento, João Ricardo Campaner relatou que a empreiteira citada abandonou a execução do projeto e por isso o contrato foi reincidido.

Na época ele relatou que seria levantado o que já havia sido executado e o que precisava ser feito para dar continuidade na obra. A prefeitura se comprometeu que em 40 dias o projeto estaria pronto para abrir uma nova licitação e ainda garantiu que a verba de 500 mil reais, advindas da união, estaria garantida na Caixa Econômica Federal aguardando o novo processo.

Três anos se passaram e o problema só aumentou. Daquilo que já havia sido construído, parte foi incendiado e outra está sendo degradada com o tempo. O local está sendo usado por traficantes, viciados e assaltantes. As madeiras do hotel Rolândia estão apodrecendo no pátio da prefeitura e a solução está cada vez mais longe de acontecer.

Questionada a prefeitura não informa se a verba foi perdida, mas através de um e-mail informou que a licitação para a reconstrução do Hotel Rolândia já está concluída.

População pede ajuda

Diariamente moradores da região próxima à antiga estação de trem de Rolândia transitam na passagem de acesso que liga o centro da cidade com as ruas Alfredo Moreira Filho e Europa

Valdivia da Silva Santos (64) é moradora da região e usa a passagem diariamente. Ela afirma ter muito medo devido ao abandono do local e a intensa movimentação de usuários de droga. “Eu sei de uma senhora que foi assaltada neste mesmo lugar”, alerta. Para ela a solução seria a prefeitura terminar a reforma o mais rápido possível. “Este local deveria ser um cartão postal da cidade”, lamenta. A cidadã Iracy Nishimori também usa a passagem para ir ao trabalho e relata que já foi abordada por marginais e teve seu celular roubado.

O flagrante de menores de idade e jovens fazendo uso de drogas é constante e fácil de se identificar. Basta circular pelos prédios abandonados para ver que até mesmo durante o dia os viciados e delinquentes transitam livremente fumando maconha e crack sem preocupar-se em esconder de quem passa por perto, parecendo ter certeza da impunidade.

A PM tenta evitar o pior

A Polícia Militar de Rolândia quase que diariamente faz abordagens na região e sempre que acionada pelos cidadãos comparece para fazer o flagrante

Na tarde desta segunda (27) uma ligação anônima informou que teriam usuários dentro da estação abandonada. A equipe motos e uma viatura se deslocaram e enquadraram dois homens e uma mulher que utilizavam drogas. Um dos usuários, aparentando 40 anos relatou à redação que não consegue se livrar do vício e ainda sob o efeito da cocaína chorava ao dizer que se arrependia do dia que começou a usar drogas.

A mulher, já conhecida da polícia, mora nas ruínas da antiga Estação, também sob o efeito de droga confessou se prostituir para conseguir dinheiro com intenção de comprar mais e mais entorpecentes.

No dia seguinte a polícia esteve mais uma vez na Estação e novamente enquadrou três usuários, diferentes do dia anterior, mas sendo dois homens e uma mulher. Ela afirma ser de Apucarana e estar lá para pegar drogas para uma amiga. Um dos rapazes já tinha passagem pela polícia e estava sob prisão domiciliar, porém como é morador de rua permanece solto. Nos dois dias como não houve flagrante, todos foram orientados e liberados em seguida.

A Tenente Janine da Polícia Militar destaca o trabalho intenso da MP em tentar amenizar a situação e dar mais segurança para a população. Para ela a revitalização do local seria a solução ideal para acabar ou pelo menos diminuir o problema.

A Zona do Crack em pleno centro da cidade

Além da antiga estação de trem os traficantes, assaltantes e dependentes se “MALOCAM” na obra do Centro Histórico que foi iniciada em 2011, período pré-eleitoral, porém acabou abandonada após o término das eleições para prefeito

Viciada relata morar na Estação abandonada há seis meses.
Ela revela que faz programa para conseguir dinheiro
para comprar drogas
No local foi prometida a restauração da antiga Estação de Trem e a construção de um centro histórico. Lá também foi garantido pela prefeitura que seria reconstruído parte do saguão do Hotel Rolândia, demolido em 2010.

Bem próximo dali, na beira da BR 369, uma casa de alvenaria também abandonada há tempos está sendo usada por moradores de rua e catadores de papel. Uma grande quantidade de lixo é acumulado e deixa os vizinhos e moradores da redondeza ainda mais preocupados.

Para piorar a situação o pátio de manobras, antes usado pela Compager foi desativado e agora também faz parte da já apelidada pela população de zona do crack.

A história de Rolândia continua apodrecendo no pátio da prefeitura

O Ministério Público de Rolândia, através de uma ação civil pública decretou em setembro de 2013 a reconstrução imediata do Hotel Rolândia


A 1ª promotoria entende que além de valor cultural e histórico, as madeiras que estão armazenadas no pátio da Prefeitura têm valor real, pois em março de 2011, foram pagos pela fachada do Hotel Rolândia R$ 33.000,00.

Foi determinado pelo MP, a fim de gerar agilidade ao processo de reconstrução, que seja aplica uma multa no valor de R$5.000,00 diários ao Prefeito Johnny Lehmann. Mas o Juiz da Vara Cível, Marcos Rogério César Rocha não concedeu a tutela antecipada solicitado na ação e a construção não iniciou até hoje.

O marco zero da cidade foi demolido em 2010 e na época a família proprietária do hotel Rolândia informou ter procurado a prefeitura que alegou não ter recursos disponíveis para comprar o local. Após grande pressão popular a administração comprou parte da fachada original do Hotel com a promessa de reconstruí-lo no Centro Histórico, obra que estava sendo realizada na antiga estação de Trens de Rolândia.

(Fotos e informações: Jornal Manchete do Povo)

Local por onde populares passam diariamente e são
abordados por viciados ou assaltados ou criminosos

Bem próximo dali, na beira da BR 369, uma casa de alvenaria
também abandonada há tempos está sendo usada por
moradores de rua e catadores de papel. 

POLICIAL 693789486311630037

Postar um comentário

emo-but-icon

item
auto